sábado, 16 de julho de 2011

No Congresso da UNE, Lula destrói editorial de O Globo com uma frase apenas

Lula, e o minsitro da educação, Fernando Haddad




            Por Lais Amaral


Termina neste domingo em Goiânia o 52º congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) que contou com dois convidados super-especiais: o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e o ministro da educação, Fernando Haddad.

O Globo tentou desqualificar o Congresso da entidade em editorial dessa quarta-feira, intitulado: “UNE faz Congresso chapa branca”. O que no jargão jornalístico significa estar próximo ou associado ao governo.

O próprio Globo praticou, descaradamente, o jornalismo ‘Chapa Branca’ durante a ditadura militar e nos governos Collor, Itamar e FHC. O Globo sabe muito bem o que é ser ‘Chapa Branca’

A UNE combateu a ditadura e sempre demonstrou um posicionamento político libertário. Claro que tem afinidade com os governos Lula e Dilma. Afinal, ajudou a elegê-los.

O jornal dos Marinho cobra neutralidade da entidade que nunca escondeu seu compromisso com a democracia e com a educação pública de qualidade.

E os estudantes sabem muito bem quais governos colocaram a polícia para espancá-los e quais governos apoiaram suas ações. E Lula, como sempre afiadíssimo, desbancou com uma frase todo o editorial do Globo:  

"Você liga a TV e tem propaganda de quem? Quem patrocina o futebol e as novelas? É a Petrobras, a Caixa Econômica Federal. Só que para eles isso é democracia e para vocês é ser chapa-branca”.
Discussão e eleição

Cerca de 10 mil estudantes universitários estarão discutindo até domingo temas da área educacional e de interesse nacional como: o impacto dos agrotóxicos no campo e a defesa da Comissão da Verdade.

 Na área da educação, cobram do Governo a destinação de 10% do PIB para a educação. No domingo os universitários elegem o novo presidente da entidade, que irá substituir o atual, Augusto Chagas.