terça-feira, 12 de julho de 2011

Janete Clair e Chico Pinheiro, as apostas pela audiência do povão

ilustração: noticiasonline.net

Por Lais Amaral

A poderosa Rede Globo vem perdendo audiência a cada dia. Seja para a Internet, seja para os canais pagos seja para as concorrentes abertas, com destaque para a Record.
Um freio de arrumação está em curso para que a emissora da família Marinho recupere alguns milhares de lares que romperam o cordão inercial, fato que até há pouco tempo parecia impossível de acontecer.     

Apelando para o folhetim  
Começa nesta Terça-Feira, dia 12, às 23 horas, o remake “O Astro”, sucesso na década de 70. As aguadas e viciadas mini-séries, cansativas e inchada de clichês não sensibilizaram a massa.
O remédio é apelar a um folhetim da infalível Janete Clair. E na verdade é o que a Globo tem de melhor: a teledramaturgia. 

Jornalismo muda de alvo
E hoje, no Brasil pós-Lula, com a Classe C mais encorpada, chegou a hora de corrigir os rumos. Esse é o público-alvo da nova estratégia global para o jornalismo.
O tradicionalíssimo Bom Dia Brasil vai ter novo âncora a partir de setembro. Sai Renato Machado depois de 15 anos no comandando e entra Chico Pinheiro, apresentador do SP TV.
A aposta é que Chico Pinheiro dê ares mais populares ao tele-matutino da Globo, que vem levando pancada da concorrência.  
Embora um dos manda-chuvas, o chefe de jornalismo, Carlos Henrique Schroder tenha negado em reportagens por aí, é difícil não acreditar que as mudanças estejam relacionadas à perda de audiência.
Outro manda-chuva, o diretor-geral da emissora, Octavio Florisbal em entrevista ao portal UOL confirmou que o foco das mudanças visam alcançar um público mais popular.    
        
         Record sobe 450% e preocupa
 Uma reportagem da Folha de São Paulo publicada no mês passado mostrou que a queda de audiência dos tele-jornais matutinos da Globo começou mesmo em 2003, quando a Record estreou o Fala Brasil, na época ainda com Brito Junior.
De lá pra cá o fala Brasil pulou de 1,1 ponto em média para 6,1 pontos (450%). Enquanto a Globo manteve sua audiência média, mas perdendo 22% de Ibope sobre os televisores ligados.  
Mas a Record não está afetando só a Globo nessa faixa de horário. O SBT perdeu 25%.