terça-feira, 21 de junho de 2011

Unesco denuncia monopólio e Globo ameça Criança Esperança


Sorria: você está sendo manipulado


          Por Lais Amaral

Um dos grandes momentos do 2º Encontro Nacional dos Blogueiros Progressitas,  aconteceu na manhã do sábado (18) com a palestra do jurista Fábio Konder Comparato.

Foi revelador para quem ainda acredita que a Rede Globo “está sempre com voce”. Segundo Fábio Comparato, cidadão acima de qualquer suspeita, a Globo ameaçou romper o contrato com a UNESCO que promove o ‘Criança Esperança’ .

Tudo porque a entidade ligada a ONU publicou em fevereiro passado um estudo sobre o tamanho das irregularidades no sistema de radiodifusão no Brasil.

Segundo o documento, a mídia brasileira está nas mãos de 35 grupos  que controlam 516 empresas. Uma única rede, adivinhe qual, detém 51,9% da audiência nacional.

Parece que esse número caiu para 45%. A média de TVs ligadas entre as 7 da manha e a meia-noite atinge 45% da população brasileira, um dos maiores índices do mundo.

Na verdade os 35 grupos, têm como núcleo duro as famílias Marinho, Frias, Mesquita e Civita: das organizações Globo, Folha, Estado e Abril que dominam a mídia com seus sócios e afiliados impondo o pensamento único no país.

Os autores do estudo, Toby Mendel e Eve Salomon foram informados pela Emissora da possibilidade de rompimento. O estudo, claro, não deveria mais ter uma ampla divulgação.

É por essas e outras que o Marco Regulatório, uma das bandeiras fortes do 2º Encontro dos Blogueiros é fundamental para a democratização da comunicação no país.
A perpetuação do monopólio da informação, que manipula o povo brasileiro, distorcendo e transformando mentiras em verdades, compromete a democracia e só beneficia os interesses antipopulares.       

Confira no link abaixo o estudo da UNESCO “O Ambiente regulatório para a radiodifusão”.