quinta-feira, 16 de junho de 2011

Globo morde Edmundo e assopra Havelange e Dantas


Flicks.blog
           Por Lais Amaral

Nos últimos dias a Globo gastou intermináveis minutos abordando, primeiro, a decretação da prisão e depois a prisão do ex-jogador e atual comentarista esportivo da Band, Edmundo.
O Bom Dia Brasil dessa quinta, mostrou a prisão do então “foragido” como disse a Christiane Pelajo na noite anterior. Edmundo foi preso num flat, em São Paulo, enquanto dormia, a partir de núncia anônima.  
Não que a prisão de uma celebridade não seja notícia (principalmente se ela trabalha na concorrência), mas e o caso Daniel Dantas, liberado com a anulação do resultado da Operação Satiagraha ? Nada ?
E a notícia de que o Comitê Olímpico Internacional vai investigar João Havelange, suspeito de envolvimento em maracutaias esportivas ? Nada ? 
Contrariando o jornalismo seletivo da Globo, o Boca de Siri repercute a notícia do site das ESPN e matéria da Record que já foi uma repercussão de reportagem da BBC de Londres, sobre o rumoroso caso.
   
        Havelange investigado pelo COI por suborno

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nessa terça-feira, dia 14, em Genebra, na Suíça, que abriu investigação contra o ex-presidente da Fifa, João Havelange que também é membro do comitê.
A decisão de abrir a investigação foi tomada depois que a BBC colocou no ar um programa que apontava a suspeita de que Havelange e Ricardo Teixeira, presidente da CBF, teriam recebido suborno nos anos 1990 da ISL, empresa de marketing que era ligada à Fifa.
O presidente do COI, Jacques Rogge, confirmou a abertura das investigações pelo comitê de ética da entidade, que é um órgão independente.
A comissão vai pedir informações para a corte de Zug, na Suíça, onde foi declarada a falência da ISL, e também para a BBC sobre o caso, em busca de evidências para auxiliar na sua investigação.
A BBC acusou Havelange e Teixeira de terem recebido propina da ISL, que negociava contratos com a Fifa. De acordo com o programa, a justiça suíça teria identificado os valores recebidos pelos dirigentes brasileiros, que foram obrigados a devolver o dinheiro, o que encerrou o caso.
A postura do COI é diferente da adotada pela Fifa, que preferiu não apurar as acusações contra o seu ex-presidente. Teixeira também é acusado, mas não será investigado, já que não é um dos membros do COI.
Ao contrário de Havelange, que está no comitê desde 1963 e participou diretamente da vitoriosa candidatura do Rio para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Confira matéria da Record, Ana Paula Padrão.