quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Carta a um jovem classe média envenenado








"A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro."  Noam Chomsky.

Com o tempo, uma imprensa cínica, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma”.Joseph Pulitzer, jornalista (há mais de um século).

 "A imprensa deixou há muito de informar, para apenas seduzir, agredir e manipular."  Prof. Andrew Oitke, catedrático de Antropologia em Harvard.




Por Laís Amaral

Antes de tudo, devo dizer que não o culpo por suas reações decepcionantemente conservadoras para um jovem. Pelo menos aos olhos de quem era bem jovem, quando sofreu influências determinantes de uma década revolucionária sob muitos aspectos, como foram os anos 60 do século passado.

Também não me considere pedante ou arrogante quando digo que sua reação provavelmente é resultado de um estado de fragilidade, fruto de alguma ignorância sobre História do país e do mundo. E aí, nem me refiro a algo mais específico como a História Política. Você não tem culpa e acredite, não é nada pessoal.

Esse seu desconhecimento certamente dificulta entender o que ocorre hoje como consequência do ontem. Talvez seja difícil para você, meu jovem, perceber, que muito do que vê, ouve e lê produzido por nossas corporações midiáticas, seja apenas o reflexo do que pensam e desejam os poucos donos desse imenso país.

As corporações de Mídia, cujo número de empresas se conta nos dedos de uma das mãos, é um oligopólio que detém e direciona a informação de acordo com seus interesses e o de seus donos. Um absurdo raro no mundo e num país de dimensões continentais e pluricultural.

        Esses donos, meu jovem, são os mesmos da classe dominante que começou a ser forjada a partir da distribuição de sesmarias e capitanias hereditárias a “nobres” e apaniguados do Poder absolutista que imperava por aqui. Um horrendo embrião de colonização, o alicerce de uma tosca sociedade excludente e autoritária.       

         Essa ‘casta’ foi, através dos tempos, acumulando poder e riqueza, grande parte à custa do trabalho e da dor do negro escravizado, do índio vilipendiado e com a condescendência da Igreja de então. E mais modernamente à custa da exploração do trabalhador. Assim formou-se uma elite patrimonialista, egoísta e prepotente.

        A desinformação ou a má informação criaram em você um jeito de olhar que culminou em reações destemperadas e violentas ultimamente. Você se enche de ódio contra um Governo que, como estão te ensinando, quer tomar o que sua família conquistou por mérito e justiça por anos de trabalho. E a propósito, você já ouviu alguém dizer que foi Deus quem criou pobres e ricos, não é mesmo ?   

Por isso quando leio um tweet seu, clamando pela morte da Presidente da República ou chamando filiados do PT de malditos comunistas e coisas pouco compreensíveis e, por vezes contraditórias, me esforço para entender, mas confesso que nessas horas sou sequestrado por fortes e incômodos sentimentos.

Primeiro sinto pena por ver nobres ideais de juventude toldados por questões que certamente não seriam as suas, caso tivesse uma visão mais abrangente do mundo e do contexto que te envolve.  

Em seguida vem a apreensão por imaginar que você represente a precoce deterioração de gerações que se rendem a valores nada nobres. E, por saber que esses valores quando  sobrevivem até à fase adulta, costumam gerar muita dor e muito mal à Humanidade.

Seja feliz. Mas pelo menos tente imaginar como a felicidade é mais saborosa quando muito mais gente também está sendo feliz.

Um abraço.