sábado, 21 de janeiro de 2012

Não querem "dar sopa" à democracia na Internet

jornaloexpresso.worldpress
Com o tempo, uma imprensa cínica, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma”.   Joseph Pulitzer, jornalista (há mais de um século).

"A imprensa deixou há muito de informar, para apenas seduzir, agredir e manipular."  Prof. Andrew Oitke, catedrático de Antropologia em Harvard

Por Laís Amaral

            Com a desculpa de combater a pirataria na Internet, o Congresso Americano se prepara para votar a Lei Stop Online Piracy Act, cuja sigla em inglês – SOPA -, não tem nenhuma conotação de “dar moleza” .
         Leia abaixo matéria publicada no Site Rede Brasil Atual sobre o risco que nossas redes sociais já estão correndo.

Por Rede Brasil Atual    

         
"Apesar de ser um projeto de lei norte-mericano, (a Sopa) não afetará apenas os Estados Unidos, pois o país concentra quase todos os serviços e sites que utilizamos diariamente, e que podem ser afetados tais como Youtube, Facebook, WordPress, Google, Gmail, Twiiter, e muitos outros", diz o manifesto brasileiro publicado essa semana.
          Em tramitação no Congresso dos Estados Unidos, o pacote foi elaborado com a justificativa de combater a pirataria na rede, ou seja, a cópia e a publicação em sites, blogues e microblogues de dados, arquivos, músicas, imagens etc. protegidos por direitos de propriedade intelectual.
          O projeto amplia também o poder jurídico das organizações que defendem restrições de uso e cópia de arquivos relacionadas a direitos autorais.

          Se aprovado como está, a Sopa permitirá o bloqueio a sites que dão acesso ou incentivem o que for considerado "roubo" de propriedade intelectual.
          O bloqueio funcionaria de maneira similar ao que ocorre em países como a China, o Irã e a Síria, segundo ativistas contrários à norma.
          Para que um site fosse bloqueado, bastaria conter um link apontado para conteúdo considerado "ilegal", ainda que a indicação tivesse sido incluída por um visitante no espaço para comentários, por exemplo.

         Os que se declaram a favor da Sopa dizem que o projeto protege a propriedade intelectual, garantindo receita e empregos. Do outro lado, seus oponentes dizem que é uma ameaça à liberdade de expressão e uma forma de censura.
          Segundo o Sul21, Google, Facebook e Amazon ameaçam fazer um blecaute coordenado e "desligariam" seus sites em protesto, numa data não divulgada pelo NetCoalition – uma associação de empresas que inclui as três companhias e outras como Ebay, Foursquare, LinkedIn, Twitter, Mozilla, PayPal, Yahoo, Zynga e Wikimedia Foundation.
          A WordPress, que fornece um sistema de gerenciamento e publicação de conteúdo para cerca de 60 milhões de blogues em todo o planeta, promete aderir ao movimento.
* Com informações do sítio Sul21