terça-feira, 13 de novembro de 2012

O Espetáculo do Mensalão prejudicou o cidadão comum


Por Alexandre Tambelli

“MENSALÃO DO PT”, A ESPETACULARIZAÇÃO 
DO JULGAMENTO, A VELHA MÍDIA 
E SEUS ESPECTADORES
A criminalização do PT e seus políticos perante as câmeras de TV para o Brasil inteiro assistir, tendo as mídias tradicionais praticado uma verdadeira orgia por exigência de condenações no julgamento do “Mensalão do PT”: 
expondo excessivamente os julgadores do Processo, seus posicionamentos e suas palavras (nem sempre medidas e sensatas para com a repercussão)/decisões, foi muito prejudicial para a boa convivência das pessoas e o aprimoramento do debate político.
Boa parte daquela parcela anti-PT foi a mais prejudicada, pela própria predisposição de considerar o governo do PT: corrupto. Boa parte dessas pessoas entrou numa euforia extrema. Comemorou como se fosse o Brasil Campeão da Copa do Mundo de 2014 a condenação de DIRCEU, DELÚBIO E GENOÍNO. 
Torceram a cada instante como se fosse a expulsão de Satanás do convívio social.
Parte dessas pessoas expulsou de si mesma toda a frustração dos anos de derrotas no voto, no plano federal, e algumas, até nos três planos de governo: federal, estadual e municipal de seus candidatos preferidos. Pareceram lavar a alma! Gritaram: - eu falei, eu avisei e ninguém quis acreditar!
A troca de uma informação precisa pela espetacularização do "Mensalão" criou os heróis momentâneos e os vilões eternos, os dois Ministros que não seguiram o Relator em muitos dos posicionamentos e votos dados, estes se tornaram Ministros Petistas e contrários ao combate da corrupção no Brasil, os outros imparciais politicamente e realizando um papel digno. (A velha mídia contribuiu para esta visão).
Um dado interessante, nem quando o Ministro que votou quase sempre com o Relator Ministro Joaquim Barbosa deu um voto contrário, o Ministro foi poupado. 
Os “informantes” da velha mídia não se preocuparam em informar a possibilidade da diversidade do voto. E dá-lhe revolta momentânea para com o Ministro por parcela dos que se informam exclusivamente pela velha mídia.
A luta pelo fuzilamento político dos petistas e do PT foi de tal maneira televisionada, informada nos rádios, relatada nos jornais, revistas e portais da velha mídia, que ela forneceu uma energia extra aos seus seguidores mais fiéis. Chegou ao ponto de qualquer sensatez humana se esvair. 
O seu seguidor mais fiel deixou de ser um ser social e passou a querer Justiça, como se estivesse pegando em armas e realizando uma revolução, uma limpeza social da bandalheira política, tamanha a sanha inquisitória que foi sendo aflorada em alguns dos informados, exclusivamente, pela velha mídia. Tornaram-se justiceiros virtuais.
Passou-se a misturar nas mesmas palavras faladas, digitadas e/ou lidas o julgamento dos réus com o julgamento do PT e seus milhões de filiados e simpatizantes por todo País. 
A razão perdeu espaço e a confirmação da existência dos "petralhas" parece que lavou a alma dessa parcela mais arraigada à velha mídia e que a tem como única fonte de informação. Toda a corrupção agora caiu no colo do PT, e todo petista acabou levando junto a "pecha" de corrupto. 
A cada palavra lida ou ouvida eu me senti triste, me senti atingido, afinal sempre votei no PT, desde 1988, no plano do Executivo. Foi como se nos colocassem como integrantes de uma organização criminosa, da qual nós somos cúmplices da bandidagem e ladrões, também. Dá um aperto enorme no coração. Quem vive este drama sabe do que falo.
O ódio abriu-se da janela escura de algumas almas. Não é mais a diversidade de pensamento. Esteve aflorada uma energia interior a tratar o semelhante, que esteve sendo julgado, como um animal e não como um ser humano sujeito a erros e passível de uma punição dentro da lei, conforme a penalidade cometida. A razão desapareceu. Nenhum espaço para sensatez se cristalizou mais.  
Um aparte
Nós muitas vezes não concordamos com a postura de José Serra, por exemplo, mas eu sinto uma diferença na postura nossa para com ele; queremos que ele não seja o vencedor, que exista outro tipo de política, ao qual ele não consegue se enquadrar, etc. Não há ódio estampado no rosto da gente. 
É indignação. É ideologia diversa. Diferente desse ódio, que a velha mídia acabou por gerar em parcelas da população contra os petistas: LULA, DIRCEU, GENOÍNO, etc., talvez um ódio de classe, mas não em totalidade, porque em todas as classes sociais temos pessoas que têm esse ódio contra os petistas, em umas mais em outras menos.
Continuando
É um espetáculo sem racionalidade, televisionado para direcionar o entendimento e o pensar das pessoas, é quase uma lavagem cerebral. Parcelas da população não tiveram nenhuma capacidade de raciocinar sobre o evento do linchamento público e das condenações impostas; sequer souberam se informar sobre como se chegou à condenação dos réus, se foi dentro da Lei existente, se foi arbitrário, se a condenação foi justa. Pré-condicionaram nelas que foi e o veredito está posto.
Outro aparte
Todos sabemos, por exemplo, que o GENOÍNO, jamais se beneficiou da vida pública para enriquecimento pessoal, mora na mesma casa, desde sempre. Mas não houve jeito de a razão estar presente nos pronunciamentos da velha mídia e na sua forma de manipular seu telespectador, ouvinte e leitor. 
Ele foi condenado e é execrado sem dó nem perdão por uma parcela de pessoas informadas somente pela velha mídia. Nem a Carta da filha sensibilizou, minimamente, a velha mídia e parte de seus espectadores.
Essas pessoas manipuláveis pouco sabem do que GENOÍNO foi acusado, pouco sabem de como foi o desenrolar dos fatos no Julgamento do Mensalão para condená-lo, pouco sabem quem ele é. - É "petralha", é ladrão!
Então, vem a torcida por uma pena máxima, se possível em uma prisão de segurança máxima, porque creem ser o "bandido GENOÍNO" de alta periculosidade, um ladrão perigoso para estar convivendo no seio da sociedade.
Continuando
Ao invés de um Julgamento educativo criou-se o "linchamento público" do PT e seus políticos perpetrado pela velha mídia.
Agora ficará uma sociedade um tanto dividida. Pessoas que deixarão de ser amigas, pelo desrespeito para com a informação por parte da velha mídia. Por ter se tornado o “Mensalão do PT” uma briga de torcidas. Petistas e anti-petistas.
E imaginemos a revolta desse grupo de pessoas informadas pela velha mídia quando for preciso reestabelecer a verdade, a partir de novembro, através dos mecanismos da Justiça do próprio STF, e os Ministros reformularem algumas decisões, no futuro com os embargos protocolados pelos advogados dos réus, onde de repente o GENOÍNO passa a ter uma pena mínima? Ai descamba tudo. 
Os novos justiceiros, criados pela velha mídia, ficarão furiosos e a Justiça se tornará, para estas pessoas, um descrédito total. Dirão: - Condenar um “bandido de alta periculosidade” a pena mínima? - Justiça não existe? - O PT comprou o resultado final, sei lá mais o que dirão.
E a velha mídia? O que fará para consolar essa gente? Em mais uma dose de "alienação" vai fazê-los mudar de opinião sobre a Figura momentânea de herói do Ministro Joaquim Barbosa?