domingo, 27 de novembro de 2011

A Velha Mídia Comercial tem seu lado. E não é o nosso lado.




Com o tempo, uma imprensa cínica, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma”.   Joseph Pulitzer, jornalista (há mais de um século).



Por Laís Amaral
O termo PIG (Partido da Imprensa Golpista) utilizado pelas Redes sociais na Blogosfera para designar a Velha Imprensa Comercial não é exagero.

Essa Velha Imprensa, que praticamente monopoliza a comunicação no país, estando nas mãos de uma meia dúzia de famílias, tem suas preferências políticas e partidárias. Nada demais. Eu também tenho as minhas.

Mas para aqueles inocentes e desavisados que acreditam na neutralidade da Imprensa como virtude inabalável de pretensos ou supostos paladinos da liberdade e da democracia, segue abaixo um vídeo do You Tube, que mostra parte da armação no debate final entre Lula e Collor na eleição presidencial de 1989.

Lula estava chegando perto nas pesquisas com forte possibilidade de virar o jogo e ganhar. Aí veio a armação do debate final na Globo, que contou com uma edição bem safada comandado pelo Ali Kamel de então, um pulha chamado Alberico Souza Cruz.

E, independente da edição safada daquele debate que foi ao ar no Jornal Nacional, no vídeo abaixo José Bonifácio Sobrinho, um dos bam-bam-bans da emissora na ocasião, conta como ajudaram a construir uma imagem mais popular de Collor para o debate.

Eles têm lado. É até compreensível. Mas não deviam mais pousar de vestais. Isso é brincar com a inteligência do telespectador. Isso é pura sacanagem. Essa gente só pensa em povo como telespectadores para garantir audiência e com isso, grandes patrocinadores. Confiram: