sábado, 29 de outubro de 2011

A sede de sangue e dinheiro do Tio Sam






Com o tempo, uma imprensa cínica, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma”.   Joseph Pulitzer, jornalista (há mais de um século).



Por Laís Amaral
        
O primeiro dia de palestras e debates do I Encontro Mundial de Blogueiros em Foz do Iguaçu foi muito legal, principalmente pela participação de blogueiros de países como India, Arábia Saudita, Egito, Espanha, pela participação do representante do Wiki Leaks e do Le Monde Diplomatique.

Mas o ponto alto no dia de ontem foi a participação do jornalista Pepe Escobar, do Site Asia Time. Ele também é colaborador da Al Jazeera.

Em sua palestra tivemos mais informações sobre a farsa que redundou na morte de Muamar Kadafi. O que a Velha Midia Comercial daqui e do mundo nunca vão dizer é que o assassinato do líder líbio tinha a ver com os projetos bélicos e expansionistas dos Estados Unidos tendo a OTAN como braço armado do Império.

Segundo Pepe, que mora na Ásia e já escarafunchou o Oriente Médio, África, com destaque para áreas conflagradas, e é um observador atento da cena política e cultural dessas regiões, a próxima vítima será a Síria.

A OTAN pretende dominar todo o entorno do Mar Mediterrâneo, transformando-o num lago cercado de aliados. É um ponto estratégico para avançar com os objetivos do Império. A Rússia tem uma base militar na região (na Síria) e isso incomoda.

No fim de toda a trama expansionista que conta com pressões sobre Paquistão, Itália, negociatas por parte de Arábia etc, é chegar às bordas da China, e quem sabe, com algum apoio interno, como uma revolta civil ou a “necessidade” de uma intervenção humanitária no Tibete, os Estados Unidos e seus aliados, peitem finalmente a China.

É muita informação que teremos que ir checando aos poucos com o andamento dessa história. Mas já sabemos que na Síria já se pede uma intervenção externa contra os “desmandos” do governo local. O roteiro traçado por Pepe Escobar vai se confirmando.