sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Blogueiros do mundo na integração latino-americana

Com o tempo, uma imprensa cínica, demagógica e corrupta formará um público tão vil quanto ela mesma”.   Joseph Pulitzer, jornalista (há mais de um século).



Por Laís Amaral
        
        
A abertura do I Encontro Mundial de Blogueiros na Usina Hidrélitrica de Itaípu, ontem em Foz do Iguaçu, teve, além da confirmação do crescimento do movimento, com representantes de vários estados e países, a simbologia da integração latino-americana, no caso, fomentada pelas redes sociais.    
Itaipu nos últimos oito anos deixou de ser apenas a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia (se isso fosse pouco) para se transformar num pólo gerador de políticas de integração no Continente. Aqui foi lançada por Lula a pedra fundamenta da Unila – Universidade de Integração Latino Amaricana, que terá quando em pleno funcionamento estudante suniversitário brasileiros e dos países vizinhos. 50% brasileiros e 50% dos irmãos latinos.
Esse antigo sonho de Bolivar, Che, Neruda, Chico Buarque começou a se tornar realidade ano passado e o Encontro de Blogueiros, uma frente revolucionária pela democratização e transformação da comunicação, é também mais um símbolo dessa integração.
Ontem falaram Miro Borges pelo Instituto Barão de Itararé, o assessor de comunicação de Itaipu, Renato Rovai (Revista GForum e Altercon), e outras autoridades. Os debates vão conmeçar agora, às 9h35min. de 28 de outubro.