terça-feira, 20 de maio de 2014

Lula brilha no 4º Encontro de Blogueiros

Lula, foi a grande atração da abertura do 4º BlogProg. Incendiou o plenário




Por Lais Amaral

O 4º Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais realizado no último final de semana (dias 16, 17 e 18) em São Paulo - na minha opinião  o melhor até agora, bateu o recorde de participantes, com 399 ativistas  procedentes de 24 estados (outro recorde).

Realizado no Hotel Braston, centro da cidade, foi chancelado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, pela Altercom e pelo Movimento dos Sem-Mídia. Patrocinado pela Prefeitura de São Paulo, pela Petrobras e pela Caixa econômica Federal.  

           Participei dos demais encontros, inclusive do primeiro mundial, em Foz do Iguaçu em outubro de 2011, do qual compareceram representantes de 23 países e 17 estados. E que foi excepcional. Como os demais tiveram grande importância.

       Considerei este o melhor dos encontros por algumas nítidas razões. Uma delas a presença, é claro, do ex-Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva, mas não apenas pela presença, que não foi um fato inédito. Lula esteve no 2º encontro, em Brasília (2011).

Mas pelo Lula remoçado, motivado, ‘pintado para a guerra’, como nos bons tempos das campanhas vitoriosas ao Planalto. Sua palestra energizou o plenário.

Foi o melhor encontro também pela significativa presença de jovens, oxigenando o movimento. Destacando a participação do pessoal do “Fora do Eixo”, na figura de uma das principais lideranças, Pablo Capilé.  

E foi o melhor encontro por ter sublinhado “bandeiras” fundamentais como o marco regulatório das comunicações, pauta das mais emblemáticas da blogosfera, pelo engajamento pelo plebiscito das reformas políticas, pela presença do MST em uma das mesas e até por poder festejar, como partícipe, a vitória da aprovação do marco regulatório da Internet. 

No próximo post sobre o 4º BlogProg: 

Lula entra em campo, Capilé clareia as coisas, Obama persegue whistle blowers, Stédile cospe fogo.